Apartes

SAMUEL DIMAS

SAMUEL DIMAS é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Assessor Científico do Centro de Estudos de Filosofia e membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Ver os artigos deste autor.

Anúncios

JORGE BASTOS DA SILVA

JORGE BASTOS DA SILVA é docente do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde tem leccionado disciplinas das áreas da Literatura Inglesa, da Cultura Inglesa e dos Estudos sobre a Utopia. Tem realizado trabalhos naquelas áreas, assim como na área dos Estudos de Tradução e das relações culturais entre Portugal e o Reino Unido.
É autor de “O Véu do Templo – Contributo para uma topologia romântica” (1999) e de “Utopias de Cordel e Textos Afins – Uma antologia” (2004). Com Fátima Vieira, organizou os volumes “Desígnios Augustanos – Estudos sobre a Rainha Ana de Inglaterra e a sua época” (2003) e “George Orwell: Perspectivas Contemporâneas” (2005). Encontra-se a elaborar uma dissertação de doutoramento centrada na literatura inglesa da segunda metade do século XVII e do primeiro quartel do século XVIII.

RODRIGO MICHELL DOS SANTOS ARAUJO

RODRIGO MICHELL DOS SANTOS ARAUJO é graduado em Letras pela Universidade Tiradentes (2010) e mestre em Letras-Estudos Literários (2014) pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura brasileira contemporânea e filosofia, interessando-se pelos seguintes temas: poesia, haikai, literatura brasileira do século XX, teoria e crítica literárias, filosofia contemporânea, Martin Heidegger, ontologia, filosofia oriental, cinema oriental, diálogos literatura e filosofia. Atualmente mora em Portugal, na cidade do Porto, onde cursa doutoramento em Filosofia na Universidade do Porto.

Ver artigos deste autor.

JORGE BASTOS DA SILVA

JORGE BASTOS DA SILVA é docente do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação principais são a Literatura e a Cultura Inglesas, a História Intelectual, os Estudos sobre a Utopia e os Estudos de Tradução.

Ver artigos deste autor.

JORGE TEIXEIRA DA CUNHA

JORGE TEIXEIRA DA CUNHA é doutorado em Teologia em 1988, com a classificação de Summa Cum laude. Instituição que conferiu o grau: Academia Alfonsina de Roma. Professor Associado e ex-Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Centro Regional do Porto. Autor de vários artigos publicados em revistas da especialidade, assim como um número grande de outras publicações e comunicações em variadissimos eventos científicos. Orientador de várias teses de Mestrado. Área de actividade científica: Ética e Teologia Moral. Bioética.

Ler artigos deste autor.

MANUEL CÂNDIDO PIMENTEL

MANUEL CÂNDIDO PIMENTEL é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, sócio-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, a cuja direção pertence, académico da Academia Brasileira de Filosofia e do Instituto Brasileiro de Filosofia.

Ler artigos deste autor.

EDWARD LUIZ AYRES D’ABREU

EDWARD LUIZ AYRES D’ABREU estudou no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Composição com Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas. Em programa Erasmus frequentou o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris e um Curso de Verão no Conservatório de Moscovo. É mestre em Ciências Musicais — Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde defendeu uma dissertação em torno da obra de Ruy Coelho (1889-1986) sob orientação de Paulo Ferreira de Castro. Como compositor, teve obras apresentadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa (Manucure, ópera sobre Mário de Sá-Carneiro), Orquestra Gulbenkian (Inscriptions (X), epitáfio de Fernando Pessoa) e Orquestra Metropolitana de Lisboa (Sinfonietta per orchestra classica). É fundador e presidente do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, e director-geral da revista Glosas. http://www.facebook.com/edwardluiz.ayresdabreu

aa@edward.pt

Ler artigos deste autor.

CATARINA MILHAZES

CATARINA MILHAZES é doutoranda de Estudos Literários, na FLUP, e encontra-se a dar continuidade à sua investigação sobre a retórica de Leonardo Coimbra. As suas áreas de estudo incluem a retórica e a semiologia, a relação corporeidade-significação, as correntes de espiritualidade e a dimensão retórica e hermenêutica das religiões abraâmicas

Ler artigos desta autora.

MANUEL LÁZARO PULIDO

MANUEL LÁZARO PULIDO é Professor (2013) da Faculdade de Teologia. Investigador Integrado (2014) do CEPP. Professor ordinário (2003) de Filosofia no Instituto Teológico de Cáceres (UPSA) e Professor (1999) de Filosofia e Pedagogia do ISCRR de Extremadura. Professor Convidado do Departamento de Antropologia Social da Universidad de Extremadura. Licenciado em Filosofia pela Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA)(1995), Mestrado (DEA) em História da Filosofia (Idade Média e Antiguidade tardia) pela Université de Paris I, Doutor em Filosofía pela UPSA. MIT em Teologia na UCP e Mestrado em Teologia pela Universidad de Murcia (2014). Atualmente em estudos de Licenciatura Canônica em Teologia Fundamental no Instituto Teológico de Murcia OFM (P. U. Antonianum), em doutoramento em História da Educação na UNED e em doutoramento em Artes e Humanidades, esp. Teologia na Universidade de Murcia.

Ler artigos deste autor.

EGÍDIA SOUTO

EGÍDIA SOUTO é doutorada em Literatura e Arte pela Universidade da Sorbonne Nouvelle – Paris 3, é docente de língua e cultura lusófona na mesma universidade e no Instituto Camões de Paris. As suas pesquisas dividem-se em diversas áreas entre as quais se destacam: a importância da paisagem como teatro do mundo, passando pelo tema da morte e dos lugares de memória, assim como pela pintura e pela ekphrasis. Interessa-se tambéM por arte tribal e tem sido, desde há alguns anos atrás, conferencista no Museu do Quai Branly, no Museu Dapper e em outras instituições internacionais. É autora de três livros de poesia e tem diversos artigos publicados em França e Portugal sobre poesia, escritores e artistas ligados a Macau. É membro do CEAUP e do CREPAL.

Ler artigos desta autora.

CONSTANÇA MARCONDES CESAR

CONSTANÇA MARCONDES CESAR é professora titular em Filosofia, doutorada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem leccionado em diversas Universidades brasileiras. Além da colaboração em várias publicações no Brasil, em Portugal e noutros países, é autora das seguintes obras: “Crise liberdade em Merleau-Ponty e Ricoeur”, “Filosofia da Cultura Grega” e “O Grupo de São Paulo”.

Ler artigos desta autora.